A vida não vai esperar - você precisa de ação
- Julia Paskin
- 24 de set. de 2024
- 4 min de leitura
Quantas oportunidades você já perdeu ou não notou que estava acontecendo, por simplesmente estar esperando um momento perfeito?
Bom dia, leitor!
Hoje, vamos falar sobre algo que muitas vezes nos impede de avançar: a espera pelo momento perfeito. Quantas vezes já nos pegamos pensando: “Quando eu tiver mais tempo...”, “Quando as condições forem melhores...”, “Quando a motivação bater...”? Se você já se pegou pensando assim, saiba que não está sozinho.
Já pegou seu café? ☕️
A verdade é que a transformação não acontece no conforto do status quo. Ela começa quando você decide agir, especialmente nos momentos mais desafiadores. Esperar por uma "motivação perfeita" ou por circunstâncias ideais é uma das maiores armadilhas que podemos criar para nós mesmos.
Imagine o quanto você já poderia ter avançado se tivesse agido mesmo sem estar 100% motivado. Quando você decide agir, cria as suas próprias oportunidades, mesmo que tudo à sua volta aparenta ser o contrário. E essa ação, por menor que seja, gera uma reação que te coloca em movimento.
"Ação gera ação"
e é nesse movimento que a transformação real acontece.
Segundo o filósofo grego Aristóteles, “Somos aquilo que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.” E isso se aplica diretamente ao que estamos falando aqui. Se você tomar pequenas decisões diárias que te aproximem dos seus objetivos, vai perceber que a motivação surge no caminho, não antes.
Seja seu objetivo:
ter mais liberdade no trabalho
guardar mais dinheiro
receber uma promoção
se destacar no trabalho
ter maior clareza na própria jornada
viajar mais...
Qualquer objetivo que você tenha como meta de vida, só vai acontecer com você direcionando esforços em pequenas coisas que te aproximem daquilo. E não, as coisas não vão acontecer de um dia pro outro..
Vamos ser honestos: grandes conquistas exigem determinação e foco. Isso pode significar mudanças no ambiente, nas amizades, no trabalho, ou até mesmo no tempo que você dedica à família. Não é fácil. Muitas vezes, a jornada pode parecer solitária e cansativa, mas quando você age por si mesmo, cria um caminho de crescimento. E naturalmente, pessoas com as mesmas vontades, momento de vida e objetivos parecidos, surgem durante a caminhada.
A escritora e psicóloga Angela Duckworth, em seu livro "Garra", fala sobre como a perseverança e a paixão pelo que fazemos são mais importantes para o sucesso do que o talento nato. A determinação e o esforço contínuo são os fatores que realmente fazem a diferença no longo prazo.
Não espere o empurrão de ninguém
E quanto se espera que algo ou alguém empurre na direção certa? Um incentivo, um reconhecimento, ou até um sinal de que estamos no caminho certo. Mas aqui está a grande verdade: a mudança só começa quando você toma as rédeas da sua própria vida. Não espere que os outros te empurrem. Não espere pela motivação perfeita. A decisão de se colocar no lugar certo precisa ser sua.
Se você adotar essa mentalidade, vai perceber que o processo de construção do seu futuro está nas suas mãos. É você quem lidera sua própria jornada. E sim, haverá momentos de cansaço, dúvidas e até fracassos, todos nós temos esses momentos... Mas o que realmente vai te diferenciar é a capacidade de continuar agindo, mesmo nesses momentos.
Comigo foi assim, quando tudo parecia estar perfeito, a vida vem e dá uma chacoalhada - de forma que até parece brincadeira - mas esses chacoalhões são para nos alinhar aos nossos propósitos e objetivos. Pode ser que a gente não entenda ou não veja o que está a seguir, mas são nesses momentos que o crescimento e as mudanças acontecem. O crescimento vem do desconforto e da inconformidade do status atual.
Pequenas ações, grandes resultados
A transformação não precisa de grandes gestos ou mudanças drásticas, de um dia para o outro, inclusive esperando resultados milagrosos e rápidos. Mas são nas decisões diárias, por menores que sejam, que vão te aproximar do futuro que você deseja. Um passo de cada vez. Não subestime o poder de pequenas ações consistentes ao longo do tempo.
Como disse o empresário Jim Rohn, “O sucesso não é nada mais do que algumas disciplinas simples, praticadas todos os dias.” E é exatamente isso que vai te fazer sair da inércia.
Independente de qual seja a sua meta de vida:
"Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho" - Jorge Paulo Lemann
Então, meu convite para você hoje é simplens: não espere nada, nem ninguém!. Vai lá, começa agora. Tome aquela ação que parece pequena, mas que vai te mover na direção dos seus objetivos e sonhos, olhando lá pra frente. Não deixe que a falta de motivação te paralise.
E você, o que faz para se manter na linha e em direção ao que você busca?
Compartilha comigo nos comentários!
E te espero no próximo post!
Beijoo Quer saber como eu posso ajudar você ou a sua empresa a atingir o próximo patamar? Entre em contato comigo para montarmos a sua consultoria ou mentoria individual com foco em planejamento estratégico e vamos juntos construir o futuro que você deseja!
Comments