A ARMADILHA de querer agradar todo mundo
- Julia Paskin
- 3 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Bom dia, leitor!
Você já se pegou tentando agradar todo mundo e, no final, sentiu que perdeu a si mesmo no processo? Vamos falar sobre algo que todos nós enfrentamos em algum momento da vida: a tentativa de agradar todo mundo. E já adianto: não dá certo.
Então, já pegou o seu café? ☕️
Vamos nessa, porque o que vou compartilhar pode mudar a forma como você encara seus relacionamentos e decisões.
Desde cedo, percebi que sou uma esponja, absorvendo tudo o que acontece ao meu redor. Valorizo o ambiente e as pessoas que escolhi para estarem ao meu lado. Sempre pensei que, para crescer, precisava estar em constante aprendizado, cercada por pessoas que me desafiam.
E foi aí que percebi: nem todo mundo vai entender o seu caminho, e tentar agradar a todos pode ser a pior armadilha em que você pode cair.
Ficar pensando e agindo com foco em agradar à todos é exaustivo e, na maioria das vezes, frustrante. Vivemos em uma sociedade que valoriza a aceitação, mas a verdade é que essa busca incessante por aprovação muitas vezes nos afasta de quem realmente somos. Um estudo da Harvard Business Review revelou que a autenticidade é fundamental para o bem-estar e a satisfação no trabalho. Quando tentamos agradar a todos, comprometemos nossa autenticidade e, consequentemente, nossa felicidade.
Vou te dar um exemplo pessoal: no início da minha carreira e em alguns momentos especificos, eu queria agradar às pessoas e tinha extrema dificuldade em dizer não para certas situações. Mas logo percebi que isso me fazia viver uma vida que não era totalmente minha. Eu estava moldando minhas decisões para encaixar nas expectativas dos outros e, com isso, perdendo minha essência.
E durante minha jornada, aprendi que é essencial saber quem realmente torce por você e quem apenas está por perto esperando pelo seu próximo passo em falso ou a oportunidade de pegar um pedaço dessa sua conquista.. Construir uma rede de apoio sólida, com pessoas que realmente acreditam em você, faz toda a diferença. Foi assim que consegui superar momentos difíceis (bem difíceis) e continuar minha trajetória.
"Ser honesto pode não te fazer muitos amigos, mas sempre te trará os amigos certos." - John Lennon
Pesquisas da Universidade de Harvard mostram que aqueles que se cercam de pessoas positivas e de apoio têm mais chances de alcançar seus objetivos. E eu sou a prova viva disso.
Cada desafio, cada "não", cada crítica que enfrentamos ao longo de nossa jornada é uma oportunidade para crescermos. Em vez de evitar o desconforto, comecei a abraçá-lo. É ali que a mágica acontece.
De acordo com a McKinsey, profissionais que fazem escolhas baseadas em seus valores têm uma probabilidade significativamente maior de alcançar sucesso e satisfação em suas carreiras. E foi pensando nisso que as minhas decisões foram me trazendo muito mais clareza, porque tudo que eu escolho e decido hoje, levo em consideração os meus valores. Eles nos guiam. E a única coisa na qual nós temos pleno controle são três: pensamentos, falas e ações. Foque no que você tem controle.
Então, qual é a lição aqui? A vida é sua, e as escolhas também. Agradar a todos não é o objetivo. O objetivo é ser fiel ao seu propósito, aos seus valores e objetivos. Isso pode significar perder algumas pessoas pelo caminho, outras não entenderem você, fazer escolhas e decisões difíceis, mas o que você ganha — autenticidade, crescimento, e verdadeiras conexões — vale muito mais.
Se essa mensagem fez sentido para você, compartilhe com alguém que precisa ouvir isso.
Te espero no próximo post!
Ah, já ia me esquecendo.... aproveita, e assiste também o vídeo onde eu compartilho um pouco mais da minha visão sobre o tema:
Pensando em VOCÊ e no SEU negócio, estou abrindo por um tempo limitado um e-book completo que eu montei cada pedaço em formato de um guia completo para você organizar o seu negócio em 1 semana. O código estratégico não ficará liberado para sempre. Aproveita aqui:
Comments